A Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi) desempenha um papel fundamental no suporte para a inovação e desenvolvimento tecnológico no estado. Um dos pilares dessa atuação está no seu avançado Data Center, onde são hospedados os dados dos principais sistemas do Governo do Piauí.
O Data Center da Etipi abriga uma ampla variedade de equipamentos de computação, incluindo servidores, sistemas de armazenamento de dados, roteadores, switches e outros dispositivos de rede. Atualmente, o local hospeda mais de mil máquinas virtuais e armazena 630 terabytes de informações e backups.
Com o crescimento do Governo Digital do Piauí, a ideia é que essa capacidade de armazenamento seja ampliada, garantindo maior disponibilidade e segurança dos dados.
Com certificação nacional pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), por atender a NBR 15247, a infraestrutura do local é composta por uma sala-cofre e uma sala segura, projetadas para proteger os ativos de tecnologia da informação contra danos causados por fogo, calor, umidade, poeira e impactos.
A sala segura, destinada à colocation, é o espaço para hospedar servidores físicos, dispositivos de armazenamento e diversos equipamentos de rede. Isso permite que entidades públicas desfrutem de um ambiente com conectividade e segurança de alto nível.
Além disso, de acordo com o administrador de redes da Etipi, Douglas Silva, o uso do Data Center é essencial para que os órgãos e entidades estejam em pleno funcionamento. Sua principal missão é oferecer um ambiente seguro e altamente controlado para hospedar e operar uma diversidade de sistemas de tecnologia da informação.
"Por meio do nosso Data Center, nós hospedamos os principais sistemas do governo. Temos aqui importantes equipamentos de computação, incluindo servidores, dispositivos de armazenamento, switches, roteadores e muitos dispositivos de redes. Para isso, nós trabalhamos para que esse local seja seguro, controlado e moderno”, afirmou o profissional.
Classificado como TIER III, o data center da Etipi atende a um conjunto rigoroso de exigências para garantir redundância em energia elétrica, sistemas ininterruptos, refrigeração, segurança física e conectividade, entre outros aspectos. Quanto mais alto o nível do Tier, maior a proteção oferecida nesses espaços.