22°C 29°C
Piripiri, PI
Publicidade

Museu do Piauí realiza a 21ª Semana dos Povos Indígenas

Evento segue até dia 19 de abril, no Museu do Piauí - Casa de Odilon Nunes.

17/04/2024 às 16h59
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

De 17 a 19 de abril, o Museu do Piauí – Casa Odilon Nunes realiza a 21ª Semana dos Povos Indígenas com palestras, mostras e exibições de vídeos. A abertura oficial aconteceu nesta quarta-feira (17) com a celebração do ritual Toré pelos representantes de comunidades indígenas e estudantes de escolas públicas.

A abertura contou com a presença do cacique Henrique Manoel, do povo Tapuia e Tabajara, de Lagoa de São Francisco, Cícero Dias, liderança indígena Tabajara da cidade de Piripiri, e demais autoridades.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

“A nossa luta sempre foi árdua para que a gente continue existindo, a nossa luta sempre aconteceu. Antes era fácil dizer que no Piauí não tinha indígena, porque nossos antepassados negavam a própria existência para resistir. Eles eram mortos, eram retirados de suas famílias, por muitas vezes até escravizados”, relata Cícero Dias.

Após as falas, os estudantes puderam interagir com os povos indígenas e aprender sobre a identidade e cultura indígena. Essa aproximação do público estudantil é uma das principais vertentes de atuação do Museu do Piauí.

“Dentro da diversidade do acervo, todos os anos, o Museu do Piauí abre espaço para discussões e mostras do viver, fazer e sentir dos povos indígenas do estado. Manifestações dessa natureza contribuem significativamente para o reconhecimento e valorização dos povos originários do Piauí”, conta a coordenadora do museu, Dora Medeiros.

A programação é totalmente gratuita e tem como foco o público estudantil, mas é aberta a todos. O museu também conta com uma sala de visitação voltada à cultura dos povos originários que pode ser visitada durante o evento. O local conta com fotografias, utensílios e instrumentos que representam a identidade e modos de vida dessas comunidades.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Museu Indígena

O Museu Anízia Maria dos Povos Tabajara e Tapuio-Itamaraty é o primeiro do Piauí dedicado à cultura e ancestralidade dos povos indígenas. O museu fica localizado na comunidade Nazaré, no município de Lagoa do São Francisco, onde residem 450 indígenas dos povos Tabajara e Tapuio-Itamaraty. 

O museu possui um espaço de cerca de 380 m² e dispõe de área de exposição de artigos e itens da comunidade, sala administrativa, banheiros sociais e quarto de hóspedes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.