O Instituto de Terras do Piauí (Interpi) deu início, na última terça-feira (16), de uma importante etapa de regularização fundiária no estado: o do Assentamento Macambira, localizado em Batalha, considerado um dos maiores da América Latina. Com uma extensão de mais de 16 mil hectares e abrigando cerca de 4 mil famílias, o Assentamento Macambira é um símbolo da luta pela terra e pela dignidade no campo.
A regularização fundiária é um importante passo para garantir a segurança jurídica das famílias que há anos vivem e trabalham nessas terras. Além disso, é uma medida que visa promover o desenvolvimento sustentável da região, possibilitando o acesso a políticas públicas, crédito agrícola e outros benefícios essenciais para a melhoria da qualidade de vida no campo.
"A regularização fundiária é um compromisso do Governo do Estado com a justiça social e com o fortalecimento da agricultura familiar. Estamos empenhados em garantir a segurança jurídica dessas famílias, proporcionando-lhes acesso a políticas públicas e oportunidades de desenvolvimento", destacou o diretor-geral do Interpi, Rodrigo Cavalcante.
Os trabalhos planejados pelo Interpi começaram com a mobilização de três equipes especializadas, compostas por engenheiros agrimensores, cadastradores e topógrafos. Cada equipe é encarregada de realizar o georreferenciamento e o cadastramento das famílias que residem nos seis setores que compõem o assentamento.
O processo, sem dúvida, representa um marco histórico para o Assentamento Macambira e para todo o estado, sinalizando um novo horizonte de oportunidades e progresso para as famílias do campo." reforça o diretor.