21°C 30°C
Piripiri, PI
Publicidade

Secretária das Mulheres promove live sobre violência política de gênero

A live antecede o Seminário "Mais Mulheres na Política sem Misoginia", que será realizado no dia 26 de abril.

18/04/2024 às 18h00
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Secretaria das Mulheres (Sempi) realizou uma live no Instagram, nesta quinta-feira (18), com o tema "Violência Política de Gênero", promovendo um debate sobre a participação política das mulheres. O evento virtual contou com a presença da secretária de Estado das Mulheres, Zenaide Lustosa, e da vereadora de Teresina, Polyanna Rocha, com o objetivo de abordar estratégias e fornecer subsídios para a atuação política feminina nas eleições de 2024.

“Nosso papel enquanto Estado é incentivar as mulheres que participem da política para que a gente tenha essa representatividade na sociedade”, revelou a secretária Zenaide Lustosa, ao abordar também as dificuldades enfrentadas por mulheres em busca de candidaturas ou participação política, mencionando a violência política de gênero e seu impacto na entrada das mulheres na política. 

Ela destacou ainda que, recentemente, muitas mulheres de diferentes municípios buscaram a secretaria para relatar dificuldades em relação à candidatura ou à participação política. Ela mencionou o caso de Marielle Franco, assassinada no Rio de Janeiro, como símbolo de resistência. "A violência política de gênero que enfrentamos é muito alta em diversos estados. Enfrentamos violência política de gênero não apenas no parlamento, mas em todos os espaços de poder que ocupamos, desde piadas até ameaças", frisou Zenaide.

Durante a live, a vereadora Pollyana Rocha destacou seu trabalho itinerante, que envolve levar a Procuradoria para dentro das comunidades, a fim de acolher mulheres vítimas de violência. "Como mulher, mãe e parlamentar, compreendemos as grandes dificuldades enfrentadas pelas mulheres em diversos contextos. Estamos sempre empenhados em apoiar e empoderar outras mulheres, além de ocupar nossos espaços e lutar pelos nossos direitos", afirmou Pollyana.

A live antecede o Seminário "Mais Mulheres na Política sem Misoginia", que será realizado no dia 26 de abril, reforçando o compromisso do Estado em promover um ambiente político mais inclusivo e seguro para as mulheres piauienses.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.