A Secretaria de Estado da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo (Egepi), realiza na próxima terça-feira (30), o seminário “Diálogo sobre Políticas Públicas para Povos Indígenas: Desafios e Perspectiva”. O evento tem como objetivo promover um espaço de discussão e reflexão sobre as políticas públicas voltadas para os povos indígenas no Piauí, destacando os desafios enfrentados pelas comunidades, explorando perspectivas para promover a inclusão, o respeito aos direitos humanos e a autonomia desse povo.
O evento começa às 8h30, no auditório da Sead, localizado no Bloco I do Centro Administrativo. Além do seminário, haverá exposições de arte, artesanato, música e dança indígena, proporcionando uma oportunidade para que os participantes possam conhecer e celebrar a rica diversidade cultural dos povos indígenas.
Segundo a coordenadora de Alta Gestão da Escola de Governo, Caterine Guimarães, o "Diálogo sobre Políticas Públicas para os Povos Indígenas" veio da necessidade de criar um espaço de integração e debate sobre a implementação de políticas públicas específicas para os povos indígenas. O evento contará com espaços de diálogo, trocas, discussão de propostas e soluções de temáticas que contribuam para qualidade da políticas públicas estaduais, visando a construção de caminhos para um futuro sustentável.
“Na ocasião, serão apresentadas as ações que já estão sendo realizadas pelos órgãos estaduais que estão mais à frente desta temática, como a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), mostrando os avanços e resultados já alcançados e também os desafios. É uma oportunidade das outras secretarias conhecerem essas ações, apresentarem o que estão articulando e até mesmo unir esforços na promoção de ações em prol dos direitos dos povos indígenas”, ressaltou.
Dentre os palestrantes estarão presentes o diretor dos Povos Originários da Sasc, Cacique Henrique; o superintendente de Igualdade Racial e Povos Originários da Sasc, Assunção Aguiar; o coordenador de Equidade em Saúde da Sesapi, Filipe Silva; a nutricionista da Coordenação de Equidade da Sesapi, Norma Sueli Alberto; e a coordenadora da Educação Escolar Indígena da Seduc e Arte Educadora Indígena, Aliã Waimiri; além da presença de representantes de comunidades indígenas do Piaui.