22°C 31°C
Piripiri, PI
Publicidade

Mais de mil estudantes participam de aula sobre Metaverso e Realidade Aumentada durante Seduckathon

A aula aconteceu durante o evento Seduckathon, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

25/04/2024 às 21h40
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Foi realizada, nesta quinta-feira (25), no Centro de Convenções de Teresina (CCT), uma aula inaugural sobre Metaverso e Realidade Aumentada para mais de mil estudantes da  Rede Pública de Ensino do Estado do Piauí. A aula aconteceu durante o evento Seduckathon, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

O lançamento é resultado de uma parceria entre o deputado federal do Piauí, Jadyel Alencar, a Meta, a Seduc e o Instituto Federal do Piauí (IFPI), para o desenvolvimento do curso Metaverso e Realidade Aumentada no Estado.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou o lançamento da parceria durante o Seduckathon, uma ação inédita do Governo do Estado dedicada a incentivar estudantes a elaborarem projetos utilizando Inteligência Artificial e Programação.

"Estamos muito entusiasmados em trazer mais uma oportunidade de conhecimento educacional, formativo, profissional e pessoal para os nossos estudantes, com essa parceria com a big tech Meta, para um curso de metaverso, realidade aumentada e marketing digital. Essa é uma ação complementar aos cursos já ofertados nas escolas Seduc para que os estudantes possam ingressar no mundo do trabalho moderno de forma mais eficiente", disse o secretário.

Estudantes de escolas estaduais matriculados nos cursos técnicos de Desenvolvimento de Sistemas, Programação de Jogos e Marketing Digital acompanharam a aula conduzida pelo especialista da Meta, Pedro Leal, que detalhou como realidade estendida (XR), tecnologias para criar experiências de realidade aumentada e efeitos criados pelo software Meta Sparks Studio, podem auxiliar o desenvolvimento dos seus projetos nas escolas.

Segundo o deputado Jadyel Alencar, a proposta do curso é auxiliar os estudantes a adquirir novos conhecimentos e habilidades tecnológicas para o mundo do trabalho. “É uma oportunidade única, que coloca o Piauí na vanguarda do melhor ambiente digital que há no mundo, pois queremos que saiam milhares de programadores em todas essas áreas e que o Piauí chegue na frente com toda essa transformação, desde ensino até infraestrutura”, declarou o deputado.

De acordo com o gerente de Políticas Públicas da Meta, Marconi Machado, o estado do Piauí sai na frente entre os estados que desenvolvem a capacitação no mundo digital. “Nós estamos falando de um treinamento no qual iremos trazer a oportunidade de os jovens entenderem para onde eles podem ir, para onde o mercado de trabalho aponta. Então, a Meta está trazendo para o estado do Piauí a trilha 'Descobrindo o futuro do mercado de trabalho' e isso faz com que eles possam ter cursos dentro de toda a estrutura do estado. Nós escolhemos 10 estados do Brasil para trazermos esse treinamento e eu posso dizer que, de fato, esse tem sido o mais bonito e mais organizado do Brasil, muito à frente dos outros estados brasileiro”, comentou.

Nicolle Araujo dos Santos estuda no Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Altina Pestana, em Altos, e busca, desde já, aprofundar-se na área da programação. Ela conta como os conteúdos repassados na aula inaugural já estão sendo vistos nas aulas de programação na escola. “Estamos produzindo jogos na plataforma da Seduc e essa conversa trouxe mais ideias de como podemos aproveitar para desenvolver sites, utilizar as plataformas para aprimorar os estudos. Adorei conhecer o Seduckathon e todos os espaços. Tem sido divertido”, disse a estudante.

Estiveram presentes na solenidade o reitor do IFPI, Paulo Borges; o secretário de Inteligência Artificial e Economia Digital do Piauí, André Macedo; os superintendentes da Seduc, Paulo Henrique Pinheiro (SUEPTEJA) e Rodrigo Torres (SUPEX).
 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.