A Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi), em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, realizou, nesta sexta-feira (26), Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, uma ação de conscientização no Shopping da Cidade, localizado na avenida Maranhão, no Centro de Teresina.
A coordenadora de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da Sesapi, Luciana Sena, disse que a atividade visa levar os serviços e orientações sobre a doença para a população, buscando uma maior conscientização acerca dos cuidados e ações de prevenção que devem ser adotadas contra este problema de saúde.
"Publicamos uma nota técnica na qual orienta os municípios piauienses a realizarem ações de prevenção, busca ativa e sensibilização da população sobre a importância do tratamento e diagnóstico precoce da hipertensão, uma doença silenciosa que muitas vezes não manifesta sinais e sintomas”, ressaltou a gestora.
Durante a ação foram realizadas a aferição de pressão arterial, orientações com médicos cardiologistas e nutricionistas, IMC e auriculoterapia para as pessoas que passaram pelo local. Segundo a cardiologista Luam Vieira, diretora de promoção à saúde cardiovascular da SBC, é fundamental a procura por um profissional.
“O médico vai aferir a pressão e exames para saber se será preciso ou não outros exames. Se for o caso, após diagnosticada a hipertensão, você vai combater a doença com mudança no estilo de vida, que entra alimentação regular, atividade física e o fim de hábitos como tabagismo e consumo de bebida alcoólica”, pontuou a especialista.
A hipertensão arterial é uma doença herdada dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, entre eles:
- Fumo;
- Consumo de bebidas alcoólicas;
- Obesidade;
- Estresse;
- Elevado consumo de sal;
- Níveis altos de colesterol;
- Falta de atividade física.
- Além desses fatores de risco, sabe-se que a incidência da pressão alta é maior na raça negra, em diabéticos, e aumenta com a idade.
Sintomas
Os sintomas da hipertensão costumam aparecer somente quando a pressão sobe muito: podem ocorrer dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.
Diagnóstico
Medir a pressão regularmente é a única maneira de diagnosticar a hipertensão. Pessoas acima de 20 anos de idade devem medir a pressão ao menos uma vez por ano. Se houver casos de pessoas com pressão alta na família, deve-se medir no mínimo duas vezes por ano.