A Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER) realizou, nesta sexta-feira (26), a posse dos novos membros eleitos para a Comissão de Ética de Enfermagem. A cerimônia foi presidida pela conselheira Sílvia Alcântara Vasconcelos, representante do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI).
Também participaram da solenidade o superintendente executivo da Associação Reabilitar, Aderson Luz; Carmen Viana, diretora-geral da NMDER; Marcele Avelino, diretora técnica da NMDER; e Ozirina Costa, gerente de Enfermagem da NMDER.
Os profissionais empossados incluem Maysa Kelle Costa e Silva Veloso como presidente; Liana Batista Cavalcante como secretária; Maria do Socorro Alves de Sousa como membro efetivo; além de Josenice Marques de Souza, Joelma Rodrigues da Silva e Elrineidy da Silva Moraes como membros suplentes, ocupando as posições de primeiro a terceiro suplente, respectivamente.
A Comissão de Ética de Enfermagem é um órgão essencial dentro do Coren/PI, atuando na orientação, conscientização e assessoramento dos enfermeiros em questões éticas. Este órgão também é responsável pela emissão de pareceres e pela documentação de eventos relacionados ao exercício ético-profissional dos enfermeiros na instituição.
“A Comissão de Ética vai capacitar os profissionais sobre o código de ética, o que vai qualificar a assistência de enfermagem e fazer com que os profissionais conheçam seus direitos e deveres. É um momento de muita alegria para todos os profissionais”, declarou Ozirina Costa, gerente de Enfermagem da NMDER.
O processo eleitoral ocorreu em fevereiro, caracterizando-se por sua transparência e natureza democrática, contando com a participação ativa dos enfermeiros da NMDER. O pleito totalizou 429 votos e envolveu 10 candidatos, resultando na eleição dos seis membros da Comissão.