A segunda edição do Torneio de Matemática das Escolas Estaduais Seduc (TME²) já tem data marcada. Na próxima segunda-feira (6), Dia Nacional da Matemática, será realizada a primeira fase da competição, envolvendo mais de 130 mil estudantes da Rede Pública Estadual da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio.
A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) divulgou o regulamento da competição, que ocorrerá em duas etapas. Todas as Escolas Seduc estão automaticamente inscritas na primeira fase, onde os estudantes terão 2h30 para responder a 20 questões objetivas, cada uma com cinco alternativas de respostas, sendo apenas uma correta.
Serão classificados para a segunda fase do torneio, os alunos participantes da primeira fase cuja nota ficou acima do corte definido pela Comissão Organizadora. A segunda etapa terá quatro questões discursivas, totalizando 80 pontos. O resultado final premiará com 32 medalhas de ouro, 63 de prata, 105 de bronze e 210 menções honrosas aos candidatos com as melhores notas.
Os 200 estudantes premiados participarão da 2ª Jornada Especial da Matemática, evento em Teresina que oferecerá preparação especializada para a 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e outras competições. Durante a imersão, está prevista a realização da cerimônia de premiação do torneio. Além disso, os medalhistas receberão uma bolsa de iniciação científica júnior, fomentada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), ao longo de seis meses.
A iniciativa faz parte do Seduc Olímpica, projeto da Secretaria de Educação que tem como objetivo preparar os estudantes para alavancar o desempenho nas Olimpíadas Nacionais do Conhecimento, despertando um sentimento otimista quanto ao fortalecimento da cultura olímpica na Rede Estadual, bem como em relação à possibilidade de ampliação do número de medalhistas.
“É uma ação completa, pois aproxima e envolve toda a comunidade escolar, impulsionando o aprendizado e descobrindo novos talentos na Matemática. O torneio dará todo o incentivo para que esses estudantes de alto rendimento também se destaquem nas Olimpíadas Nacionais. Queremos que mais estudantes piauienses conquistem medalhas na OBMEP e em outras competições”, pontuou o secretário da Educação, Washington Bandeira.