A transformação digital do Piauí tem sido destaque nacional no que se refere aos avanços da tecnologia na gestão pública. Nesta quinta-feira (02), a Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi) representa o Estado na eGov Experience Tour, que está sendo realizado em Rio Branco, no Acre.
Durante o evento, o presidente da Etipi, Ellen Gera, ministra a palestra “Programa de Transformação Digital do Estado do Piauí”, que aborda as principais estratégias adotadas pelo ecossistema de tecnologia no estado, trazendo mais eficiência e transparência para a gestão pública.
O evento reúne especialistas, gestores públicos e empresas do setor para discutir as melhores práticas e experiências na área da tecnologia e inovação. O destaque dado ao Piauí evidencia o trabalho que vem sendo realizado no estado para promover a modernização dos serviços públicos, com foco no cidadão.
Segundo Ellen Gera, o Piauí desponta com um caso que tem potencial de se tornar exemplo para o Brasil, ao adotar um modelo que veio da Estônia, adaptado para a realidade local, que garante a interoperabilidade das plataformas estaduais: o Gov.Pi Cidadão.
“A transformação digital é hoje uma pauta de âmbito nacional. Nesse cenário, o Piauí desponta com um caso que tem potencial de virar modelo para o Brasil. Nós utilizamos hoje um modelo, inclusive, que veio da Estônia, adaptado ao Piauí, que garante a interoperabilidade das plataformas estaduais. Diante desse caso, nós já implantamos no governo do Piauí, o Gov.Pi Cidadão, no ano de 2023, e a remodelagem do Gov.Pi Empresas”, destacou Ellen Gera.
O presidente explicou que, com o evento, o objetivo da Etipi é manter o intercâmbio em nível nacional para que o Brasil possa caminhar de forma unida, alinhada entre seus entes federados, na pauta da tecnologia.
“Hoje estou no Acre justamente para a gente compartilhar o que nós estamos desenvolvendo no Piauí no que diz respeito ao governo digital. Nosso grande objetivo é garantir um alinhamento tecnológico em ambiente nacional para a gente facilitar a vida do cidadão brasileiro, seja ele no governo municipal, estadual ou federal”, afirmou Ellen Gera.