O Distrito Sanitário Especial Indígena do Ceará (DSEI/CE-PI) abriu processo para a seleção e contratação de profissionais para atuação na assistência à saúde exclusiva da população indígena do Piauí. O certame será realizado pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP).
As inscrições serão realizadas exclusivamente, através do endereço eletrônico saudeindigenaselecao.dseice@imip.org.br, no período de 13 a 17 de maio de 2024.
São vagas em cadastro reserva para apoiador, técnico em saúde e enfermeiro com salário a partir de R$ 8 mil. Os profissionais devem ter nível superior e técnico para atuar nas áreas de abrangência do Distrito Sanitário Especial Indígena do Ceará (DSEI/CE-PI).
Segundo o coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena do Ceará (DSEI/CE-PI), Lucas Guerra, a saúde indígena é uma conquista histórica dos povos indígenas do Piauí e a sua estruturação e execução ficará a cargo do DSEI/CE-PI. “Os profissionais de saúde vão atuar na gestão e na assistência, sempre no diálogo com o controle social, estado e município”, ressaltou.
Para o coordenador de Equidade em Saúde da Sesapi, Filipe Silva esta é uma grande conquista para os povos indígenas do Piauí porque vai tornar o acesso à saúde mais equitativo. “Eles atuarão como articuladores de saúde entre a população Indígena do Piauí e a SESAI/DSEI, conhecendo as especificidades da saúde indígena no estado, sendo porta voz em saúde das comunidades com empatia e respeito à diversidade étnica e cultura dos povos originários do Piauí”, finaliza.