O governador Rafael Fonteles comemorou, em suas redes sociais, nesta sexta-feira (10), a parceria entre os Correios no Piauí e a CCR Aeroportos, administradora do Aeroporto de Teresina, para acelerar o envio de doações ao Rio Grande do Sul, fortemente atingido por inundações nos últimos dias. Na oportunidade, o gestor reforçou o pedido por mais doações, que podem ser realizadas em todas as agências dos Correios.
“É um momento desafiador e difícil no Rio Grande do Sul. Em momentos assim, percebemos quão grande é a solidariedade do povo piauiense. Nós temos a vocação para cuidar bem dos outros. Então, estamos fazendo a nossa parte, contando com a ajuda dos Correios e da CCR. Juntos, somando esforços para garantir que as doações cheguem a quem mais precisa e superemos esse momento tão difícil”, afirmou o governador Rafael Fonteles.
Atualmente, estima-se que cerca de 70 toneladas de donativos, dentre alimentos, água, ração para animais, produtos de limpeza e higiene pessoal, roupas e cobertores, estejam somente no Aeroporto de Teresina. Devido à grande mobilização da população de todo o Piauí, o aeroporto não consegue suprir sozinho a demanda de envios, que acontece, atualmente, por meio de voos comerciais da Azul com destino a Campinas, em São Paulo, geralmente às madrugadas.
Diante do grande volume de doações, a participação dos Correios se mostra fundamental neste momento. A partir de hoje e diariamente, caminhões de pequeno porte da empresa coletarão as doações no aeroporto da capital, que serão transportados até a sua agência no Monte Castelo, na Av. Professor Valter Alencar, ou para o Centro de Distribuição na Tabuleta, na Rua Riachuelo. A partir desses pontos, caminhões de grande porte sairão, também diariamente, rumo a São Paulo. De lá, as doações chegarão ao Rio Grande do Sul tanto via terrestre quanto aérea, com o auxílio dos aviões Força Aérea do Brasileira (FAB).
Corpo de Bombeiros do Piauí no RS
Dez militares do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI) chegarão ao Rio Grande do Sul nas próximas horas para auxiliar nas ações humanitárias de resgate e salvamento da população da região.
Além do efetivo, também foram enviados dois veículos pick-ups de resgate e salvamento equipados com instrumentos, como boias, coletes, cordas, barcos, pás, enxadas e motores de popa. Uma pick-up de apoio e dois barcos também estão sendo direcionados para a operação.