Entre os dias 20 a 24 deste mês, será realizada a III Semana Estadual do Uso Correto e Seguro de Agrotóxicos. O evento ocorre simultaneamente em mais de 130 municípios piauienses.
A semana é realizada pela Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), através da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), e terá abertura no município de Guadalupe, na sexta-feira (17).
“Nosso objetivo é que, através de palestras e mini cursos, levar informações ao público com um destaque especial ao uso correto e seguro de agrotóxicos devido aos perigos e riscos do mau uso desses produtos. Os técnicos da Adapi irão ministrar palestras sobre os aspectos legais do uso de agrotóxicos e os técnicos da Sada ministrarão mini cursos sobre tecnologias de aplicação de agrotóxicos e uso de EPIs”, explicou Ozael Valério, Gerente de Defesa Vegetal.
Pelo menos três mil pessoas devem ser alcançadas diretamente durante a III Semana Estadual do Uso Correto e Seguro de Agrotóxicos. “Com essa quantidade de participantes envolvidos, esperamos criar uma nova cultura no agricultor familiar, para que ele siga a legislação vigente para aquisição e uso de agrotóxicos, e que haja uma redução no uso indiscriminado de agrotóxicos, diminuindo assim, os possíveis danos provocados a saúde humana, animal e do meio ambiente”, destacou o secretário da Sada, Fábio Abreu.
Dentre os temas abordados nas palestras sobre agrotóxicos, serão tratados: o que são, pra que servem, o que diz a legislação federal e estadual que rege o uso, aquisição correta, receituário agronômico, risco da utilização, risco do uso incorreto, além de o que são EPIs, como utilizar, e outros.
Uso correto de Agrotóxicos
Agrotóxicos são substâncias que, apesar de serem cada vez mais utilizadas na agricultura, podem oferecer perigo para o homem e meio ambiente, dependendo da toxicidade, do grau de contaminação e do tempo de exposição durante sua aplicação. Contudo, wuando usados de forma correta e de acordo com a dose recomendada, são eficientes no controle de pragas, doenças e plantas invasoras; garantindo a produção e sanidade do cultivo.