A Secult divulgou, nessa segunda-feira (13), o resultado final do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec), que obteve um número de 334 projetos selecionados, em todo o Piauí. O resultado se encontra disponível no endereço: www.cultura.pi.gov.br .
O Siec tem o objetivo de estimular e desenvolver a criação e produção de expressões culturais e os processos de preservação e proteção do Patrimônio do Estado, e contempla as seguintes áreas: música, artes cênicas, fotografia, cinema e vídeo, artes plásticas e artes gráficas, folclore e artesanato, pesquisa e documentação, literatura, patrimônio histórico, artístico e ambiental. Segundo o Conselho Deliberativo do Siec, cerca de 1.200 inscrições foram recebidas neste ano.
A iniciativa contempla os mais diversos tipos de manifestações culturais, dentre elas, festivais, implantação de centros culturais, audiovisual, artes visuais, etc.
“O Siec é o nosso sistema mais democrático, vai de Corrente a Parnaíba. A lei contempla projetos de quadrilhas juninas, reisado, atores, atrizes e coletivos. Então, sempre impacta a cultura piauiense de forma geral, de Norte a Sul do estado, afirma o secretário da Cultura, Carlos Anchieta.
A avaliação técnico-cultural constitui-se na análise dos conselheiros do Siec, no tocante à viabilidade cultural do projeto, sendo esta, matéria interna na qual o avaliador, legalmente constituído, utiliza toda sua carga cultural para fazer a seleção.