Os agentes do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) apreenderam mais 13 balanças no Mercado do Peixe e do Dirceu, nesta quarta-feira (5). A fiscalização conta com a parceria da Delegacia Especializada de Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica e Contra as Relações de Consumo (Deccortec) e tem o objetivo de combater o uso de balanças falsificadas em comércios e feiras livres.
De acordo com a diretora-geral do Imepi, Patrícia Leal, somente nesta semana já foram apreendidas mais de 60 balanças de pesagem importadas, consideradas impróprias para uso em estabelecimentos comerciais por não conter modelo de aprovação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
"Encontramos um índice elevado de balanças piratas nos principais pontos de comércio de Teresina. São balanças que estavam lesando o consumidor e foram retiradas de circulação pela nossa equipe de fiscais do setor da Metrologia. Para evitar transtornos recomendamos que os comerciantes não comprem balanças importadas com o preço abaixo do mercado e pedimos também para que os consumidores estejam atentos e verifiquem se a balança conta com informações em língua estrangeira ou se possui um peso inferior ao normal, o que pode caracterizar ser uma balança importada", explica.
Desde segunda-feira, fiscais do Imepi vistoriaram as feiras dos mercados do Parque Piauí, Nova Ceasa, Mafuá, São Joaquim, Centro, Dirceu e Mercado do Peixe. As mais de 60 balanças apreendidas foram retiradas do mercado para garantir que o consumidor não seja lesado na hora de fazer sua compra. Os comerciantes envolvidos receberam auto de infração com multas que podem chegar até 10 salários mínimos.
As fiscalizações de rotina contra balanças importadas continuam em diversos municípios do Piauí. Em caso de irregularidades, a população em geral pode enviar uma denúncia, tirar uma dúvida, fazer uma reclamação ou enviar uma sugestão para o telefone da Ouvidoria do IMEPI, através do WhatsApp: (86) 99456-1921.