Representantes da Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) e da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) se reuniram, nesta quinta-feira (6), para alinhar estratégias em prol das mulheres rurais, visando o empoderamento, fortalecimento e enfrentamento das violências através de ações, campanhas e projetos. “Nosso objetivo é atender não apenas às mulheres, mas também aos homens, pois pensar em políticas para mulheres envolve considerar os homens também. Queremos realizar isso de forma conjunta”, destacou Ianara Evangelista, diretora de Articulação Institucional e Ações Temáticas da Sempi.
Ela detalhou ainda que o objetivo é alinhar essas iniciativas para fortalecer o trabalho com as mulheres rurais. “É importante destacar a importância da organização das mulheres. A Sempi pretende contribuir para fortalecer essa organização, compreendendo os empreendimentos que serão implementados nessas comunidades. Quanto mais as mulheres estiverem fortalecidas, maior será o sucesso dessas iniciativas”, enfatizou Ianara.
O superintendente de Projetos Territoriais da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), Jairo Chagas, apresentou os projetos estratégicos do órgão, como o Piauí Sustentável Inclusivo (PSI), Projeto Pilares II (financiado pelo Banco Mundial) e Projeto Sertão Vivo. “Estamos buscando entender como esses projetos podem contribuir com as ações da Sempi e como ela pode colaborar para alcançar as metas estabelecidas nesses projetos para atender o público feminino”, explica Chagas. Ele frisou também a necessidade de oferecer projetos produtivos para mulheres, especialmente aquelas envolvidas na recuperação de áreas degradadas e enfatizou a importância da inclusão produtiva e da gestão dos empreendimentos gerido por mulheres. Essas ações, segundo ele, serão fundamentais para promover a inclusão e a autonomia das mulheres e das famílias lideradas por elas.