A Caminhada da Fraternidade de 2024 levou milhares de fiéis, neste sábado (8), para o adro da Igreja São Benedito, concentração do percursos, que depois foram até o Parque Potycabana. O evento, que ocorre há 29 anos, tem como objetivo financiar os projetos da Ação Social Arquidiocesana e conta com o apoio do Governo do Estado do Piauí.
Antes da caminhada, o arcebispo metropolitano de Teresina, Dom Juarez Marques, celebrou a Santa Missa e disse que é preciso "caminhar com fé". “Nós vamos caminhar com amor e nós vamos caminhar em busca da paz. Nós vamos caminhar com fé em Deus, mas também com fé no homem, também vamos caminhar com amor a Deus e com amor ao próximo e a caridade", destaca Dom Juarez Marques.
Com o tema de inspiração junino, "Acende a Fogueira do meu Coração" e ao som de "O Que É Que É", de Gonzaguinha, a multidão rumou do Centro para a zona Leste da capital, em um percurso emocionante. Ao som de canções católicas, milhares vibraram até a chegada à Potycabana, que contou com shows musicais e muita festa. "Pelo amor ao próximo, estamos caminhando juntos nas avenidas da vida. Vamos pisar firme no chão da esperança", defini Padre Tony Batista, um dos idealizadores do evento.
Emília Nunes, que há 29 anos é a coordenadora-geral da Caminhada da Fraternidade, explica que o sucesso do evento vem da solidariedade do povo do Piauí. "Quero agradecer a todos que fazem este evento, em especial ao Governo do Piauí e ao governador Rafael Fonteles, que nos recebeu de portas abertas e alegria, além de todos os nossos patrocinadores", afirma.
Representando o Governo do Estado, a secretária de Estado da Assistência Social, Regina Sousa, conta que foi em 27 das 29 edições da Caminhada da Fraternidade. "Uma vez eu estava viajando, na outra tive uma cirurgia, mas sempre faço questão de vir. É um momento feliz porque celebramos o amor ao próximo e a solidariedade, sentimento que devemos manter vivo, sempre. A igreja católica está de parabéns pela realização deste evento", disse a secretária.
Testemunhos de fé
A Caminhada da Fraternidade reúne diversas representações da fé. Lucinda Neta sofreu um acidente e quebrou as duas pernas e a bacia. Para marcar a recuperação, ela decidiu fazer o percursos com a filha e o genro, como uma promessa. "Eu sempre comprava a blusa, mas essa é a primeira vez que venho participar. Eu fiz uma promessa que se eu estivesse bem das pernas, eu ia realizar", revela.
A recuperação trouxe bons momentos à família, que aproveitou o sábado para celebrar. "É muito bom ter esse momento de paz. Fizemos essa promessa e estou gostando", conta Gabriel Ventura, genro de Lucinda. "Agradecer a Deus por essa bênção é motivo de muita alegria", acrescenta a filha, Rhillary Conrado.
"Eu não perco uma", comentou a dona Deusa Costa, de 77 anos que ainda acrescentou:"eu venho desde a primeira e nunca perdi nenhuma. Estar aqui comemorando e agradecendo o amor de Deus é a melhor coisa", considera.
1 / 14