O Piauí vive um momento de transformação digital, onde a tecnologia desempenha um papel fundamental em diversas áreas, colaborando com o maior desempenho nas atividades e no acompanhamento de dados mais precisos.
Neste sentido, a Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), em parceria com a Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol), desenvolveu o Sistema de Controle de Acolhimento e Reinserção (Sicar). Técnicos de desenvolvimento da Etipi se reuniram, nesta segunda-feira (10), com a equipe de acolhimento da Cendfol, onde determinaram os próximos requisitos a serem incrementados no sistema.
O sistema é um software que auxilia nas atividades de tratamento, recuperação e reinserção social e familiar de dependentes de substâncias psicoativas. Esta solução tecnológica visa otimizar as operações da Cendfol, por meio do gerenciamento de dados, proporcionando uma gestão mais eficiente e integrada.
Segundo a gerente de sistemas da Etipi, Mayara Luz, o Sicar foi desenhado para acompanhar de perto o processo de acolhimento e reinserção, permitindo um trabalho mais preciso e eficaz em cada caso.
"Outros requisitos poderão ser acrescentados no decorrer do projeto, após o devido alinhamento com todos os participantes. Com uma estrutura ágil, o sistema fornece estrutura suficiente para que pessoas e equipes se integrem à forma como trabalham, ao mesmo tempo que adiciona as práticas corretas para otimizar suas necessidades específicas", afirmou Mayara.
A tecnologia de forma transversal está presente em várias áreas. Neste caso, por meio do gerenciamento inteligente de dados, colabora com o enfrentamento aos problemas sociais e elaboração de políticas públicas mais assertivas.