Com o objetivo de oferecer mais comodidade aos servidores, ativos, aposentados e pensionistas, a Fundação Piauí Previdência (Piauíprev), participa, nesta sexta-feira(14), da abertura do Junho Violeta, campanha em alusão à violência contra o idoso, promovida pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc). O evento acontece a partir das 9 horas no Sesc Ilhotas, em Teresina.
A Piauíprev, vai estar no evento reforçando seu compromisso com a proteção e dignidade dos idosos. A equipe estará disponível para esclarecer dúvidas, realizar a prova de vida, ensinar o acesso ao aplicativo Meu RPPS, que permite a realização da prova de vida e o acesso ao contracheque.
A ouvidora da PiauíPrev, Nubia Raquel, destaca a importância do evento para conscientizar a população sobre este tema. “A falta de uma rede de apoio dificulta que os idosos denunciem os abusos que sofrem. E esse evento pretende divulgar a importância de ações contra a violência ao idoso”, disse.
Junho Violeta
A campanha Junho Violeta é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo aumentar a conscientização e sensibilização da população para combater a violência contra os idosos.
Parte integrante deste esforço é destacar a importância de denunciar qualquer forma de violação dos direitos da pessoa idosa. O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) destaca os principais tipos de violência enfrentados pelos idosos, que incluem violência física, psicológica, patrimonial, sexual, abandono e discriminação.