O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, começou a semana com uma visita surpresa à Unidade Escolar Dom Severino e ao Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Sigefredo Pacheco, em Teresina. A ação faz parte de uma série de visitas que têm sido realizadas dentro do Programa Gestão da Aprendizagem, para conhecer de perto o trabalho desenvolvido nas Escolas Seduc.
A Unidade Escolar Dom Severino, localizada no bairro Vila Operária, zona norte de Teresina, conta com 269 alunos do 7° ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio. A escola pertence à 4ª Gerência Regional de Educação (GRE) e é uma das escolas da Rede Estadual de Ensino que já oferecem aulas de Inteligência Artificial e Educação Financeira.
Durante a visita, o secretário anunciou que a escola vai se tornar de Tempo Integral no próximo ano, como parte do projeto Ser Integral Faz Diferença, eixo do Acelera Seduc que está promovendo a expansão da modalidade.
"Esta escola teve um grande crescimento nos índices educacionais SAEB e SAEPI, superando as metas estabelecidas e se destacando nas avaliações do Programa Gestão da Aprendizagem. Viemos conhecer de perto esse trabalho da gestão escolar que tem gerado avanços na aprendizagem e nos resultados", afirmou o secretário.
Na continuidade da agenda de visitas, o secretário Washington Bandeira visitou o Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Sigefredo Pacheco, localizado no bairro Bela Vista, zona sul de Teresina. A escola atende 247 estudantes do Ensino Médio em Tempo Integral integrado aos cursos técnicos de Desenvolvimento de Sistemas com Programação, além das aulas de Inteligência Artificial e de Educação Financeira.
O gestor ouviu estudantes e a equipe pedagógica, que apresentou os resultados de indicadores educacionais da escola pertencente à 19ª Gerência Regional de Educação (GRE). “É uma escola que estava com fragilidades quando visitei meses atrás. Hoje, a escola tem uma estrutura melhor, as obras estão aceleradas, e tem avançado nos resultados pedagógicos após intervenções na gestão escolar para evoluir nos índices de aprendizagem em língua portuguesa e matemática. Então, vamos seguir na melhoria da infraestrutura e executando bem o Programa Gestão da Aprendizagem”, informou o secretário.
A visita do secretário de Estado da Educação reforça o compromisso do governo com a melhoria da qualidade da educação no estado e o reconhecimento do trabalho realizado pelas escolas que buscam inovar e se destacar no cenário educacional.