A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental realiza, nos dias 19 e 20 de junho, uma qualificação profissional em biossegurança e ética profissional, para os servidores Gerência de Vigilância em Saúde. O treinamento acontecerá no auditório da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi).
De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental da Sesapi, Walterlene de Carvalho, o objetivo da capacitação é a prevenção de acidentes de trabalho na adoção de boas práticas acerca da biossegurança, bem como reforçar as práticas de condutas éticas no ambiente profissional.
“Nosso intuito com essa qualificação é melhorar os serviços realizados pelos servidores que trabalham diretamente com riscos biológicos, e não biológico, através da biossegurança, que engloba as medidas para prevenir, controlar, minimizar ou mesmo eliminar os riscos envolvidos em atividades que possam causar riscos à saúde humana, ambiental ou animal”, disse.
Durante a qualificação os servidores também terão palestra sobre boas práticas para prevenir acidentes e contaminação, com vistas a favorecer a manutenção da saúde dos servidores em um ambiente profissional saudável e produtivo. Também serão abordados a prestação de serviço pelo viés dos princípios da ética profissional, cujas normas regem a conduta dos servidores.
“Convidamos todos os servidores da Gerência de Vigilância em Saúde, para que possam estar participando deste momento de aprendizagem”, reforça a superintendente de Atenção à Saúde e Municípios, Leila Santos.