A Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi) esteve, nesta terça-feira (18), na Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa para esclarecer dúvidas sobre o funcionamento da certificação digital. O evento contou com a presença de médicos, enfermeiros e demais membros do corpo hospitalar.
A ação faz parte de uma iniciativa da Etipi para emitir 1000 certificados digitais aos funcionários da maternidade, visando modernizar e otimizar os processos administrativos e clínicos da instituição. As emissões devem ter início nesta semana, após o agendamento dos profissionais na plataforma da Etipi.
Durante o encontro, o coordenador de Atendimento ao Usuário da Etipi, Sérgio Ramos, detalhou os fluxos de trabalho e as etapas necessárias para a obtenção e utilização dos certificados, além da relevância da certificação digital para o ambiente hospitalar.
“Estamos aqui na Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa cumprindo mais um passo para atender os profissionais da maternidade, juntamente com a Associação Reabilitar. Os profissionais receberam os esclarecimentos de como vai funcionar o agendamento, o atendimento, a documentação que vai ser entregue. A equipe vai dar prosseguimento na instalação e no treinamento dos sistemas específicos da maternidade”, afirmou o profissional.
O gerente de Tecnologia da Informação da Nova Maternidade, José Alves, afirma que, com isso, a maternidade passará a utilizar um prontuário eletrônico, proporcionando mais agilidade aos profissionais clínicos. “A gente vai dar todo o apoio na aprovação, na geração do Token para entregar ao profissional e, com isso, melhorar o processo de assinatura totalmente digital por meio do prontuário eletrônico do paciente”, disse.
Dessa maneira, a certificação digital se mostra um avanço significativo para a segurança dos dados dos pacientes, pois o certificado digital garante a identidade e integridade do usuário, assegurando a autenticidade em transações formais realizadas por meio virtual.