O Brasil é um dos países mais homofóbicos, resultando em inúmeras mortes de pessoas LGBTQIA+, com uma alarmante maioria de vítimas trans. Em resposta a essa realidade, a Secretaria Estadual das Mulheres (Sempi), em alusão ao Junho das Cores, realiza ações de apoio e proteção às mulheres lésbicas, bissexuais e trans (LBT), a exemplo da roda de conversa “Resistência e Cuidado: Estratégias para o Bem-Estar das Mulheres LBT”. O evento ocorrerá no dia 26 de junho, das 14h às 16h, no Centro de Referência para Promoção da Cidadania LGBT Raimundo Pereira, localizado na r ua Álvaro Mendes, 2090, Centro.
O encontro será conduzido pela psicóloga Viviane Moura e visa criar um espaço seguro e acolhedor para discutir o bem-estar físico, mental e emocional das mulheres LBTs. A roda de conversa fortalecerá a resiliência dessas mulheres por meio da promoção do autocuidado, troca de experiências, exploração de estratégias de resistência e suporte psicológico.
As participantes receberão ferramentas e estratégias para enfrentar desafios, preconceitos e discriminação, além de apoio emocional e orientação específica sobre saúde mental, identidade de gênero e orientação sexual.
“Essa iniciativa visa incluir alguns elementos importantes, como promover o autocuidado, facilitar a troca de experiências, explorar estratégias de resistência e oferecer um suporte psicológico. Em suma, essa roda tem como intenção fortalecer o bem-estar e resiliência das mulheres LBTs, proporcionando um espaço seguro de compartilhamento e de apoio mútuo”, explica a diretora de Articulação Institucional e Ações Temáticas da Sempi, Ianara Evangelista.
Para o Governo do Piauí, abordar essa pauta é essencial, pois a misoginia enraizada na sociedade agrava ainda mais a situação das mulheres LBTs. É urgente combater a homofobia e o feminicídio, e eventos como este são passos importantes nessa luta.