A Secretaria da Saúde (Sesapi) segue com mais uma etapa do Mutirão de Cirurgias de Catarata. Desta vez foram beneficiados mais de 300 moradores de Demerval Lobão e cidades circunvizinhas.
Os procedimentos foram realizados entre 18 e 20 de junho, no Hospital João Luís de Moraes, em Demerval Lobão. Entre as pacientes atendidas pelo programa da Sesapi está a dona Lídia Francisca de Souza Neta, de 73 anos.
“Fazia muito tempo que precisava dessa cirurgia, mas como não tinha condições de pagar particular, quando soube desse mutirão aqui na minha cidade foi uma benção. Hoje vou operar um olho e depois já faço a cirurgia do outro. Para a gente que não tem esse dinheiro é importante demais”, relata a paciente.
Para arealização das 339 cirurgias, foi feita a triagem de 422 pacientes, das cidades de Palmeirais, Curralinhos, Nazária, Demerval Lobão, Lagoa do Piauí, Miguel Leão, Barro Duro, Agricolândia, Monsenhor Gil e Passagem Franca.
“A Sesapi estruturou toda a nossa unidade de saúde para que possamos fornecer, durante esses três dias do Mutirão de Cirurgias de Catarata, toda assistência para os pacientes que aqui foram atendidos”, disse o diretor do Hospital João Luís de Moraes, Rodrigo Rosalvo.
O Mutirão de Cirurgias de Catarata vai realizar no ano de 2024 um total de 28.364 cirurgias e 35.454 consultas, atendendo todos os 224 municípios do estado.
"Todas as regiões de saúde do Piauí serão beneficiadas, permitindo que os moradores dos municípios mais distantes tenham acesso a serviços essenciais", declarou o superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.