Os estudantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) participaram, nesta sexta-feira (21), daaplicação da 2ª edição do Simulado Saeb. A avaliação envolveu 118.781 estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental, e da 1ª, 2ª e 3ª Séries do Ensino Médio de 567 escolas da Rede Pública Estadual.
Como parte das ações do Programa Gestão da Aprendizagem, o Projeto Avalia Mais, que integra o Acelera Seduc e os simulados, que acontecem em quatro edições ao longo do ano, compõem o Sistema de Avaliação da Rede. O objetivo é diagnosticar os índices educacionais e preparar os estudantes da Rede Estadual com o mesmo padrão das questões exigidas nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Para a aplicação do Simulado, as escolas estão focando em todo o processo de realização do Saeb, desde a mobilização, acolhida no dia da prova, realização de simulados como preparação e após a aplicação, trabalhando a devolutiva da prova com os estudantes e comunidade escolar em geral.
A aplicação do simulado adota dois modelos de cadernos de provas contendo questões com Matemática e Língua Portuguesa. Esses componentes estão agrupados em dois blocos de 13 questões, totalizando 26 questões para cada componente curricular, distribuídas em níveis de complexidade baixo, médio e difícil. Os resultados devem compor a primeira nota mensal (NME1) de cada trimestre.
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, reforça que essa ação é fundamental para fortalecer a qualidade do ensino dos estudantes. “Essa é mais uma estratégia da Seduc para fortalecer a preparação dos estudantes piauienses para as avaliações externas. Com o simulado, queremos assegurar que eles tenham condições de obter os resultados para alcançar o primeiro lugar no Ideb e as chances de ingressar no Ensino Superior”, declarou o gestor da educação.
Além do Simulado Saeb, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tem realizado ações para incentivar e preparar os estudantes que incluem as iniciativas do Simulado Enem+ e Minitestes. O intuito da preparação foca em contribuir para que a educação do Piauí possa atingir as primeiras colocações do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e ampliar o acesso dos estudantes no Ensino Superior por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares.