A Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e a Secretaria da Educação (Seduc) realizaram, nesta segunda-feira (24), a entrega dos certificados de conclusão das primeiras turmas do Curso FIC - Formação Inicial e Continuada na área de assistente administrativo, voltado para pessoas com deficiência e seus familiares.
O programa tem como objetivo ofertar cursos profissionalizantes, com carga horária de 40 horas, nas áreas de assistente administrativo, marketing digital e informática básica para capacitar pessoas com deficiência para o mercado de trabalho.
O secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, disse que o Governo do Piauí está atuando fortemente na capacitação dessas pessoas e que serão ofertadas novas turmas em breve. “A ação faz parte do Programa Estadual de Empregabilidade e Empreendedorismo, que foi instituído por meio de decreto assinado pelo governador Rafael Fonteles, em que já estamos atuando na qualificação profissional de pessoas com deficiência”, declarou o gestor.
Nas primeiras quatro turmas do curso foram capacitadas 80 pessoas, com e sem deficiência, durante 10 dias de aulas com professores especializados. Um dos alunos, Gladson Eduardo, tem deficiência visual e contou como foi a experiência. “Foi um curso que me qualifiquei muito, que me mostrou muitas possibilidades do que eu posso e consigo fazer para a minha vida. Me ajudou muito também na área da comunicação, campo que eu me identifico muito”, disse o participante.