O artesanato piauiense é a união perfeita da beleza, do talento e da tradição do nosso povo. A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi), em parceria com Investe Piauí e a Trapos & Fiapos, promove nesta terça-feira (25), às 19h, o evento “Bordados e Experimentos que contam Histórias", por Tereza Melo.
O espaço Casa do Artesão Design Mestre Albertino faz parte dos ambientes presentes na CASACOR Piauí e será palco para o lançamento da coleção de camisaria da Trapos & Fiapos. Com peças limitadas e um trabalho artesanal que já é sucesso, antes mesmo do seu lançamento oficial, a coleção promete marcar de maneira única e inovadora esse momento no cenário do artesanato piauiense.
A coleção reflete a identidade artesanal da Trapos & Fiapos, conhecida por desenvolver peças de tapeçaria com fibra natural (Taboa e Buriti). As peças apresentam um design moderno e elegante, tecido à mão e uma paleta sofisticada, alinhando perfeitamente às tendências atuais, mas sem perder sua essência.
De acordo com a empresária e artesã que desenvolveu a coleção, Tereza Melo, a peça surgiu através do seu interesse em reutilizar sobras de tecidos da sua produção. “Inicialmente, fiz algumas para o uso pessoal, mas conforme utilizei, despertou o interesse de outras pessoas por essas criações únicas. Acredito que cada peça dessa coleção é especial por causa do trabalho manual cuidadoso, da qualidade do material e da técnica que usamos através de texturas únicas que desenvolvemos na Trapos&Fiapos”, disse.
E nesta última semana da mostra CASACOR Piauí, além de prestigiar a nova coleção da Trapos & Fiapos, os amantes da arte ainda poderão encontrar peças exclusivas desenvolvidas por mais 30 artesãos piauienses beneficiados pela Sudarpi.
Para o Superintendente do Artesanato Piauiense, Ícaro Machado, é uma honra receber o lançamento da coleção da Trapos & Fiapos, desenvolvida por Tereza Melo. "Nosso rico espaço de comercialização artesanal piauiense tem sido um sucesso ao longo desses 39 dias de mostra. Sempre buscamos ser um ponto de encontro entre a arte e a inovação e essa coleção reflete exatamente esses valores. Além disso, as peças prometem encantar e inspirar a todos”, pontuou.