As Diretorias de Resposta e Prevenção e Mitigação da Defesa Civil Estadual estiveram em reunião, nessa terça-feira (25), com a superintendente de Monitoramento Estratégico (Sume) da Seplan, Gabriela Celso, para discutir alinhamentos sobre o Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil.
O Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil é um documento que tem uma dimensão colaborativa e participativa, sendo construído de forma democrática pela Secretaria Estadual da Defesa Civil, contemplando as vozes das minorias, dos movimentos sociais, destacando toda a institucionalidade do projeto, para garantir maior efetividade no campo da proteção civil.
O diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil Estadual, Werton Costa,ressalta a importância de uma metodologia inclusiva.“Tratativas importantes já foram feitas com a sociedade, com os municípios, com a academia, agora, nós vamos para uma etapa mais avançada. Ou seja, estabelecer um prazo para a conclusão deste plano, para a apresentação, a estrutura de governo e para a sociedade”, afirma o diretor.
Segundo a superintendente de Monitoramento Estratégico, Gabriela Celso, as secretarias estão em parceria tentando articular o desenvolvimento do Plano de Defesa Civil do Estado.
“No momento, nós estamos identificando quais são as ações, as estratégias, os riscos e quais as secretarias que estão envolvidas dentro do processo para que esse plano seja implementado até o fim do ano”, ressalta a superintendente.