A Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí (Sempi) participou, nesta segunda-feira (1º), da Oficina Regional de Elaboração do Plano Nacional de Juventude – Etapa Nordeste. O evento ocorre até esta terça (2), no Auditório Sucesso (Tupperware), em Teresina (PI).
A oficina tem como objetivo produzir subsídios qualificados para a elaboração do Plano Nacional de Políticas de Juventude. Segundo Ianara Evangelista, diretora de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política da Sempi, a estratégia é ouvir diversos atores envolvidos nas temáticas de juventude para o desenvolvimento do Plano.
“A estratégia é ouvir os gestores, pesquisadores, governadores, movimentos juvenis e jovens sobre as temáticas de juventude para que possa ser desenvolvido o Plano Nacional de Juventude,” explica Ianara Evangelista.
Os subsídios a serem produzidos durante a oficina serão obtidos por meio das contribuições de pesquisadores, gestores, movimentos juvenis e jovens que atuam no campo das políticas públicas voltadas para a juventude brasileira.
A oficina abrange toda a diversidade racial, de gênero, orientação sexual, identidades de gênero, de renda, região e local de moradia, buscando assegurar que as políticas públicas de juventude sejam inclusivas e representativas das necessidades e aspirações de todos os jovens brasileiros.
O evento é uma oportunidade para consolidar um diálogo produtivo e inclusivo, visando a construção de um plano que contemple a pluralidade da juventude brasileira e promover políticas públicas eficazes e transformadoras.