Aquiles Neto e Fernando Marcelo, fiscais do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi), autuaram 39 estabelecimentos comerciais das cidades de Piripiri e Parnaíba.
Ao todo, a fiscalização apreendeu mais de 100 produtos, entre cabos e fios elétricos, pneus, isqueiros, adaptadores de tomada e panelas. Das 85 empresas vistoriadas, 39 receberam auto de infração por conter algum tipo de irregularidade. O material foi recolhido e levado para o depósito do setor da Qualidade, na sede do Imepi.
Segundo a diretora-geral do Imepi, Patrícia Leal, o alto índice de material apreendido é resultado da intensificação de fiscalizações no interior do Piauí.
"Diariamente nossos fiscais estão nas ruas da capital e do interior do Piauí para combater o uso de produtos falsificados e proteger o consumidor. Temos encontrado um número elevado de materiais irregulares e que podem causar prejuízo no bolso e na saúde da população. Por exemplo, um pneu irregular pode ocasionar um acidente grave no trânsito, um cabo e fio elétrico pirata pode gerar um curto-circuito em uma casa, além de aumentar a tarifa de energia da residência. Diante dessas situações, temos intensificado nosso trabalho para levar mais segurança ao consumidor", ressalta.
Ao ser constatada a irregularidade, o comerciante e o fabricante recebem auto de infração e podem pegar uma multa que varia entre R$ 100 a 1,5 milhão, a depender do porte da empresa, reincidência e nível de violação. Em caso de irregularidade, o consumidor pode enviar uma denúncia, tirar uma dúvida, fazer uma reclamação ou enviar uma sugestão para o telefone da Ouvidoria do Imepi: (86) 99456-1921.