Atualmente, a rede de esgotamento sanitário de União totaliza 105 mil metros de extensão, o que coloca a cidade na lista das maiores coberturas de esgoto do país. Para reforçar mais ainda essa cobertura, o município segue recebendo investimentos da Agespisa para evoluir ainda mais no atendimento à população. Com isso, vai passar de 96% para 98% de cobertura após a conclusão de mais uma obra de ampliação da rede de esgoto na zona urbana. Com recursos próprios, a companhia está investindo R$ 2,8 milhões no sistema da cidade.
A expansão da rede coletora é de 2.300 metros, com 200 metros de emissário de recalque. Serão 350 ligações domiciliares, e uma nova estação elevatória vai reforçar o bombeamento do esgoto de um ponto mais baixo para um ponto mais elevado, até chegar à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Com 70% dos serviços executados, a obra deve ser finalizada em setembro deste ano.
O investimento também atende solicitação dos moradores do maior residencial de União, o Vila Maria. Devido ao lençol freático superficial, os moradores enfrentam problemas com fossas sempre cheias, causando prejuízos e transtornos. Com a rede coletora de esgoto, essa situação será solucionada.
“Com os investimentos aplicados hoje e ao longo dos anos, União se aproxima da universalização do serviço de esgoto. Isso representa mais saúde, qualidade de vida e valorização imobiliária, contribuindo para o crescimento da cidade”, ressalta o presidente da Agespisa, José Santana.