Estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Lucinete Santana, que fica Paulistana e é gerenciado pela Secretaria de Estado da Educação, realizaram, nesta quinta-feira (18), visitas técnicas orientadas em locais de atuação profissional relacionadas aos cursos de Segurança no Trabalho, Farmácia e Enfermagem.
As atividades fazem parte do Projeto "Quem Estuda Não Tira Férias", que tem por objetivo reforçar o desempenho acadêmico dos alunos e alunas com aulas e atividades extracurriculares durante o período de férias escolares. Participam do projeto os estudantes da 1º, 2º e 3ª série do Ensino Médio de Tempo Integral integrado aos Cursos Técnicos.
Divididos em três grupos de 15 pessoas, estudantes do Curso Técnico em Segurança do Trabalho realizaram visita orientada em uma obra em andamento no centro de Paulistana. Na visita, os alunos tiveram a oportunidade de observar, na prática, questões relacionadas ao uso adequado dos equipamentos de proteção individual, organização de um canteiro de obras e todas as medidas de segurança que uma obra requer.
Da mesma forma, alunos do Curso Técnico em Enfermagem foram acompanhados por preceptoras em visita ao Hospital Regional Mariana Pires Ferreira para realização de visitas técnicas.
Durante o processo, os jovens puderam realizar o preenchimento de fichas ambulatoriais, verificação de sinais vitais, observação do preparo de medicamentos, auxílio em realização de curativos, observação de retirada de pontos, observação da assistência ao paciente vítima de acidente de motocicleta, observação de paracentese (remoção de fluido ascético), observação da realização de ECG (Eletrocardiograma), dentre outros procedimentos.
“Depois de segunda-feira, eu realmente sei o que quero. Foram momentos maravilhosos e únicos. Eu ficaria no hospital a noite toda prestando assistência”, afirmou Noemi Brito, animada com a experiência proporcionada pelo projeto.
Por último, estudantes do 2º ano do Curso Técnico em Farmácia realizaram uma visita ao Hospital Regional Mariana Pires Ferreira, com auxílio da professora Helena Nobre Silva Arrais, para acompanharem o controle de temperatura de medicamentos, a estocagem dos medicamentos e materiais, fluxo de compras, forma de distribuição dos remédios em cada setor e, em um momento posterior, foi permitido aos estudantes fazerem uma pequena amostra das separações, conforme o pedido dos setores.
Com a previsão de seis dias de atividades, o projeto recebeu a adesão de mais de 50 alunos, em um universo de 300 estudantes. Além das aulas técnicas, eles assistem aulas das áreas da Geografia, História, Matemática, Inglês, Biologia, Química e Língua Portuguesa.