A Universidade Estadual do Piauí (Uespi), por meio do Grupo de Estudos em Energias Renováveis e Tecnologias em Catálises (GrEEnTec), organiza a II Escola de Eletroquímica do Piauí. Neste ano, a iniciativa será sediada na Universidade Federal do Piauí (Ufpi) e ocorrerá no período de 27 a 30 de agosto.
O evento conta com a participação ativa de parceiros externos, incluindo professores da UFPI e do Laboratório de Automontagem Supramolecular (LAS). De acordo com o Prof. Dr. Reginaldo Santos, coordenador do grupo GrEEnTec e idealizador do evento, os objetivos são atualizar e promover discussões entre a comunidade acadêmica sobre as mais recentes técnicas e tecnologias que utilizam a eletroquímica como princípio fundamental. Outra meta é demonstrar a importância da eletroquímica na caracterização de sistemas modernos, como a conversão e armazenamento de energia, incluindo baterias para veículos e tecnologias verdes, como o hidrogênio na química ambiental.
“A II Escola de Eletroquímica do Piauí promete ser um evento enriquecedor, trazendo temas atuais e relevantes para a pesquisa tanto no cenário nacional quanto internacional. O evento contará com a participação de palestrantes cujas pesquisas estão centradas no tema de eletroquímica", frisa Santos.
Segundo ele, graças ao apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) e dos Programas de Pós-Graduação em Química da Uespi e Ufpi, foram garantidos recursos para trazer professores e pesquisadores externos. As atividades do evento incluirão palestras, práticas teóricas e sessões práticas.
O público-alvo inclui estudantes de iniciação científica e pós-graduação que utilizam a eletroquímica em seus trabalhos, bem como qualquer pessoa interessada em saber mais sobre o tema.