Os artesãos e entidades representativas desses profissionais podem se inscrever, no período de 1º a 8 de agosto, para participar da Feira Nacional de Artesanato e Cultura do Ceará (Fenacce), que será realizada de 20 a 29 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará. O edital de chamamento foi lançado pela Secretaria de Estado da Cultura do Piauí (Secult), por meio da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi).
Para a realização da inscrição, o artesão deverá apresentar todos os documentos exigidos no edital, presencialmente, na Sudarpi, que fica na Central de Artesanato Mestre Dezinho, ou por meio do link que será disponibilizado nas redes sociais e no site www.artesanatopiauiense.pi.gov.br .
O evento tem como objetivo ampliar as oportunidades de negócios aos profissionais do artesanato e do setor cultural nacional. Na seleção realizada pela Sudarpi, serão ofertadas duas vagas para entidades representativas e oito vagas para artesãos individuais das quais serão distribuídas de acordo com as seguintes tipologias artesanais: duas para arte santeira, duas para bordado, duas para opala, uma para cestaria e uma para biojoias.
De acordo com o coordenador de Cursos e Eventos da Sudarpi, Wanderson Severo, a participação dos artesãos em feiras nacionais é fundamental para que possa continuar promovendo e valorizando o artesanato piauiense. “O evento, que faz parte do calendário oficial do Ceará, é de extrema importância porque oferece aos artesãos uma oportunidade incrível de mostrar seus talentos, e representa um grande volume de vendas para a classe, além de promover o relacionamento com futuros clientes”, frisou.
Para seleção, serão utilizados critérios estabelecidos pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) e pelo edital, bem como, referência à cultura popular, utilização de técnicas e materiais regionais. A lista provisória será divulgada no dia 14 de agosto nas redes oficiais do estado.
Confira o edital ( clique aqui ).