A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) realizou, na segunda-feira (29), solenidade especial em comemoração aos seus 38 anos. O evento, no Palácio Pirajá, em Teresina, reuniu funcionários e convidados externos.
O reitor Evandro Alberto disse que a Uespi tem sido um pilar fundamental para o crescimento do Piauí, proporcionando educação de qualidade e emancipando famílias e indivíduos em diversas regiões do estado. Ele destacou que, desde a sua criação, em 1984, com o Centro de Ensino Superior e, posteriormente, com a instituição da Fundação Universidade Estadual, em 1986, a Uespi vem ampliando suas ofertas de vagas. Inicialmente, eram 240 vagas; atualmente, são oferecidas 5 mil vagas por semestre, incluindo as modalidades presenciais e a distância.
Evandro Alberto lembrou a gestão humanizada do professor Nouga Cardoso Batista, ex-reitor, que consolidou o plano de carreira e salário dos professores e técnicos da Uespi. Ele afirmou que a atual administração está dando continuidade a esse legado, enfrentando novos desafios como a modernização tecnológica e a transformação digital, com a implantação de sistemas acadêmicos e novos laboratórios de informática.
Outro destaque, segundo o reitor, é o investimento na infraestrutura da universidade. Com o apoio do governador Rafael Fonteles, a Uespi está recebendo aproximadamente 72 milhões de reais para reformas, ampliações e construções. No campus Poeta Torquato Neto, em Teresina, estão sendo investidos quase 24 milhões de reais em novos prédios, que incluirão elevadores, salas modernas, áreas de convivência e acessibilidade. Além disso, a construção da nova Biblioteca Central está em andamento e dois novos prédios já estão previstos para serem entregues entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025. Os demais campi dessa universidade no interior do Piauí também estão em obras.
A professora Márcia Percília falou sobre o compromisso da Uespi com a inclusão, inovação e excelência acadêmica. Ela destacou a expansão do ensino a distância (EAD) iniciado em 2005, que tem permitido à universidade alcançar milhares de estudantes que não podem frequentar um campus universitário em outras cidades, ampliando o acesso à educação de qualidade.
John Hélio, aluno do curso de Letras/ Inglês do campus Clóvis Moura, destacou a importância da Uespi não apenas no presente, mas também para o futuro, enfatizando que o verdadeiro legado da instituição será refletido através dos futuros sucessos e conquistas de seus alunos e ex-alunos.
A professora Nadja Pinheiro, coordenadora do Parfor Equidade, falou sobre a relevância dos projetos especiais e a expansão da universidade, especialmente no contexto da educação à distância. Ela elogiou o Parfor por oferecer educação pública, gratuita e de qualidade a todos os municípios do estado desde 2009.
1 / 17