Lançado no mês de abril, pelo governador Rafael Fonteles, o Mutirão da Catarata já possibilitou a realização de milhares de consultas oftalmológicas e cirurgias em pacientes de diversos municípios piauienses. A ação vai realizar no ano de 2024 um total de 28.364 cirurgias e 35.454 consultas, atendendo todos os 224 municípios do estado, transformando a vida de vários piauienses que sofrem com o problema.
Esse é o maior mutirão de cirurgias de catarata já realizado no Piauí e segundo o secretário de Saúde do Estado, Antônio Luiz, a ação vai ser ampliada. “Com esse mutirão vamos dar vazão às demandas de cirurgias de catarata existentes no estado contemplando os 224 municípios, das 12 regiões de saúde”, explicou.
A catarata é uma lesão que acomete os olhos deixando a visão do paciente opaca. É causada, principalmente, em decorrência da idade e o tratamento se dá por meio de procedimento cirúrgico, onde o cristalino opaco é removido e em seu lugar é colocada uma lente intraocular, devolvendo a visão com nitidez. As cirurgias e consultas serão realizadas nos hospitais da rede pública estadual e seguem cronograma de cada região de saúde. Todos os procedimentos já foram aprovados em Comissão Intergestora Bipartite(CIB).
Uma das beneficiadas com o projeto foi a aposentada Joana Machado da Silva. “Minha vista estava muito ruim, embaçada, e fui atrás dessa cirurgia e agora estou enxergando e aqui eu fui muito bem atendida. Tudo no tempo e na hora de Deus, isso aqui é uma maravilha do céu”, relatou a paciente, da cidade de Barras.
Os procedimentos já foram realizados em Campo Maior (Hospital Regional), Esperantina (Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman), Piripiri (Memorial Expedito Resende), Picos (Hospital Regional Justino Luz), Barras (Hospital Regional Leônidas Melo), Canto do Buriti (Hospital Estadual Domingos Chaves), Corrente (Hospital Estadual Dr. João Pacheco Cavalcante), Bom Jesus (Hospital Regional Manoel de Sousa Santos), Floriano (Hospital Regional Tibério Nunes), São Raimundo Nonato (Hospital Regional Senador José Cândido Ferraz), São João do Piauí (Hospital Estadual Teresinha Nunes de Barros), Uruçuí (Hospital Regional Senador Dirceu Arcoverde), entre outros.
Pacientes de Luzilândia, Cocal e Parnaíba serão beneficiados com o mutirão de catarata no mês de agosto, que vai atender uma série de municípios da região. “Estamos realizando um esforço concentrado com o objetivo de levar mais qualidade de vida para os piauienses”, reforça o superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.
Ver essa foto no Instagram