A Secretaria do Planejamento (Seplan), representada pela superintendente de Planejamento e Orçamento Estadual, Adrianne Arruda, participou, em Brasília, da reunião da Coordenação do Grupo de Trabalho de Governança e Orçamento, com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Secretaria de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento e Orçamento (SOF/MPO).
Adrianne Arruda está representando o Piauí como coordenadora nacional do grupo de trabalho e da região Nordeste. Segundo a superintendente, o objetivo é fortalecer o GT. “Ele está sendo reformulado com a intenção de ser fortalecido ao extremo e se tornar referência nacional”, explicou a gestora.
No encontro, foram alinhadas diretrizes e objetivos do grupo, com destaque para a apresentação da Secretaria de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento e Orçamento, sobre o Projeto Romano.
O encontro foi seguido de discussões sobre as ações que farão parte da próxima reunião, no dia 5 de setembro.
Projeto Romano
A transversalidade é um dos cinco eixos da roda da inovação orçamentária que o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) colocou em marcha em 2023. O nome oficial da agenda é “Orçamento por Desempenho 2.0”, mas é na palavra Romano que estão as iniciais de cada uma dessas novidades: revisão do gasto, orçamentação de médio prazo – que aparece de maneira inédita para as seis agendas prioritárias, as mesmas definidas no PPA –, metas físicas, agendas transversais e nova lei de finanças públicas, em substituição à vigente atualmente e que completará 60 anos em 2024.