A Secretaria da Saúde (Sesapi) realiza, na terça-feira (27), o III Fórum de Equidade em Saúde e Segurança Alimentar e Nutricional, com foco na população em situação de rua. O evento será realizado, das 8h às 16h, no auditório da Secretaria da Administração (Sead). O objetivo é discutir, em um ambiente intersetorial, melhorias que podem ser desenvolvidas no âmbito do atendimento e acolhimento de populações vulnerabilizadas (Indígenas, população negra, quilombolas, LGBTQIAPN+, pessoas em situação de rua, dentre outras) nos serviços de saúde.
O fórum será voltado para os profissionais de saúde dos diversos níveis de atenção, além de atores da rede intersetorial que atuam no atendimento dessa população dentro dos serviços de saúde na macrorregião de saúde meio norte do estado. Os profissionais interessados podem se inscrever no evento por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScijtSYtDsWFViqotr5EJgYgwCQMKffGX8-XfJet1vG3vsVng/viewform .
"Vale ressaltar a importância da realização deste fórum para a discussão da atuação dos trabalhadores na Rede de Atenção Primária à Saúde no cuidado a pessoas vulnerabilizadas. Queremos a participação desses profissionais para construirmos um atendimento de excelência para essa população, bem como para os próprios profissionais, levando mais resolutividade e qualidade aos serviços de saúde", explica a superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos.
Entre as pautas do fórum, discussões sobre acolhimento e cuidado nutricional com equidade para pessoas vulnerabilizadas, responsabilidades técnicas e éticas, prevenção ao suicídio e práticas, desafios e possibilidades da intersetorialidade local a favor da equidade.