Em reunião realizada pelo Ministério Público do Estado do Piauí (Procon), nesta sexta-feira (23), a Diretoria de Saneamento e Infraestrutura da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Piauí (Agrespi), apresentou relatório técnico de visita de inspeção da qualidade de água e da obra de construção de adutora no município de São João do Piauí.
O investimento do Governo Estadual é de 20 milhões, e a construção da adutora na Barragem do Jenipapo, sede do município, possui 16 km de extensão e capacidade de mais de 300 mil litros por hora. O cronograma de execução da obra tem previsão de conclusão neste ano e apresenta cerca de 90% da obra concluída.
De acordo com o relatório, foram coletadas amostras de água em quatro pontos do município para as análises físico-química em laboratório pertencente e operado pela empresa Águas de Teresina, mediante convênio estabelecido com a Agrespi.
Com o resultado da análise, o relatório da Agrespi recomenda acelerar a construção da adutora e da ETA que farão a captação, tratamento e adução das águas da Barragem Jenipapo com o intuito de atender as demandas do sistema de distribuição de água na cidade de São João do Piauí, e que ao utilizar as águas da Barragem Jenipapo os problemas de qualidade e quantidade das águas para abastecimento da cidade de São João serão resolvidos.
Você pode conferir o relatório completo no site da Agrespi .