20°C 41°C
Piripiri, PI
Publicidade

Sesapi participa da Caravana da Cidadania em Parnaíba com serviços de saúde e cadastro de doadores de sangue e medula óssea

Durante todo o dia, a Sesapi estará presente com estandes oferecendo uma série de serviços.

23/08/2024 às 21h21
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) participará do projeto Caravana da Cidadania, uma iniciativa que visa levar serviços sociais diretamente às comunidades nos municípios. A primeira cidade beneficiada será Parnaíba, com um evento que acontecerá neste sábado (24), a partir das 9h, na Praça do Conjunto Boa Esperança I.

Durante todo o dia, a Sesapi estará presente com estandes oferecendo uma série de serviços, incluindo testagens para HIV, sífilis e hepatites virais B e C, além da distribuição de preservativos e gel lubrificante. Haverá também um stand com orientações gerais sobre a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Outro destaque da participação da Sesapi será o estande do programa Piauí Saúde Digital, que oferecerá orientações sobre o uso do aplicativo de saúde digital, e caso tenha necessidade de atendimentos por meio da telessaúde.

O Hemopi também marcará presença durante as ações do projeto, realizando o cadastro de novos doadores voluntários de medula óssea. Além disso, uma equipe de captação estará em campo com uma ação educativa sobre a importância da doação de sangue.

Para se cadastrar como doador de medula óssea, é necessário apresentar um documento original com foto, preencher um formulário com informações pessoais e coletar uma amostra de sangue (5 ml) para testes de tipificação HLA. Estes dados serão incluídos no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) e, em caso de compatibilidade com um paciente, o doador será contatado para realizar outros testes. O processo de cadastro é simples, mas pode significar uma esperança para quem aguarda por um transplante.

"Esta é uma oportunidade de aproximar os serviços de saúde da população, especialmente em áreas mais distantes e carentes", destacou Leila Santos, superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade