21°C 39°C
Piripiri, PI
Publicidade

Jovem aprendiz da Escola Fazendária cria história em quadrinhos sobre Educação Fiscal

A publicação contou ainda com a parceria de alunos de uma escola particular, que ajudaram na ilustração e edição da revista.

26/08/2024 às 15h08
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O secretário da Fazenda, Emílio Júnior, entregou, nesta segunda-feira (26/08), para o governador Rafael Fonteles a revista em quadrinhos sobre a educação fiscal, cujo roteiro foi produzido pelo jovem aprendiz da Escola Fazendária, Íkaro Gabriel Marques dos Santos (18 anos), sob a coordenação da gerente de Desenvolvimento de Pessoas da Sefaz, Domiciana Camargo. 

“Ficou excelente essa revista em quadrinhos da Educação Fiscal, que está sendo distribuída nas palestras do Grupo Estadual de Educação Fiscal nas escolas públicas estaduais. E o melhor que foi um material produzido por jovens, como o Íkaro Gabriel, que teve essa oportunidade de contribuir conosco, como jovem aprendiz, por meio do programa do Governo Estadual, denominado Oportunidade Jovem, desenvolvido pela Secretaria da Administração (Sead), para jovens aprendizes entre 14 e 21 anos”, comenta o secretário da Fazenda, Emílio Júnior.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Íkaro Gabriel criou a história “O Mistério da Reforma da Praça”, que visa explicar para a sociedade, sobretudo aos jovens, sobre a importância da função social dos tributos, ressaltando que esses impostos retornam para a sociedade em forma de benefícios. E a revista ainda conta com caça-palavras e uma apresentação da “mascote” da educação fiscal, a Fiscamel, nome escolhido em votação por alunos da rede estadual. 

“Eu recebi esse desafio da Gerência da Escola Fazendária, de criar uma história para os jovens sobre a função social dos impostos. Com essa história, eu busco explicar como é esse retorno social dos impostos para a sociedade”, enfatiza Íkaro Gabriel.    

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A publicação foi realizada em conjunto com outros jovens estudantes de uma escola particular do Piauí, eles contribuíram com as ilustração e edição de revista, portanto, também fazem parte da equipe de criação: Geovana de Mesquita Andrade (ilustração), Yasmin Barros de Araújo (ilustração) e Ícaro Matos Castelo Branco (edição). 

A revista, que também contou com a revisão de Domiciana Carmargo e da coordenadora do Grupo de Educação Fiscal, Maria Alcionea Machado de Castro, está sendo divulgada nas escolas públicas estaduais do Piauí, por meio do Ciclo de Palestras sobre a Educação Fiscal. “O nosso jovem aprendiz foi orientado sobre o papel da educação fiscal e topou esse desafio de criar a história, produzida com o apoio de outros jovens estudantes de uma escola particular de Teresina, para disseminar a função social dos tributos durante o ciclo de palestras nas escolas públicas estaduais”, enfatiza a gerente da Sefaz, Domiciana Camargo.  

Confira a Revista em Quadrinhos da Educação Fiscal 

Revistinha Educação Fiscal (sefaz.pi.gov.br)    

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.