Militares do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBMEPI) participam da reunião extraordinária do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom), nessa terça (27) e quarta-feira (28), no Rio Grande do Sul. O evento tem como objetivo tratar sobre as operações e perspectivas decorrentes do desastre natural ocorrido no estado que recebe o evento, além de propor melhorias logísticas para todas as corporações do Brasil em caso de atendimentos para eventos climáticos futuros.
A pedido do gabinete de crises do Ligabom, os Bombeiros do Piauí prestaram atendimento com ajuda humanitária, resgates e salvamentos na cidade de São Leopoldo, região metropolitana de Porto Alegre, em maio deste ano. Dez militares foram escalados para a operação e realizaram 277 ocorrências na região, sendo 15 resgates de pessoas em áreas inundadas, 78 resgates de animais, 181 pessoas atendidas com auxílio humanitário e três ocorrências de apoio à Força Nacional.
O subcomandante-geral do CBMEPI, coronel José Veloso, que representou o comandante-geral da instituição, falou sobre a importância do Corpo de Bombeiros do Piauí participar do evento. “Entendemos a força que representa a integração e diálogo entre todas as corporações do Brasil, em especial neste momento em que o Rio Grande do Sul ainda enfrenta as consequências do maior desastre natural de toda a sua história. Nós continuamos à disposição do gabinete de crises do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil, estando a postos para auxiliar no que for necessário”, esclareceu o militar.
O coronel José Veloso foi agraciado ainda com a medalha do Mérito de Salvamento, pelos serviços humanitários e de resgates realizados pelo CBMEPI no estado do Rio Grande do Sul, durante as enchentes que assolaram a região este ano. Os representantes do Piauí ganharam ainda uma cartinha de agradecimento dos bombeiros mirins do Corpo de Bombeiros Militar do RS.