A Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), lançou, nessa terça-feira (3), o Programa Defesa Civil nas Escolas, no Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Solange Sinimbu Viana Area Leão, em Teresina.
O Programa Defesa Civil nas Escolas tem como proposta difundir conteúdos de gestão de riscos de forma transversal nas disciplinas de ciências humanas e da natureza no ensino fundamental, além de promover ações que ampliem a resiliência de comunidades, estudantes e da população frente à ocorrência de eventos adversos.
De acordo com o diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, Werton Costa, é motivo de muita satisfação ter essa parceria com a escola, educadores e, principalmente, divulgar ações que vão impactar positivamente a vida da população piauiense.
“Nós voltamos ao Ceti Solange Viana, uma escola referência na educação na capital, para lançar essa parceria inédita entre duas secretarias devotadas a transformar positivamente a vida das pessoas. Aqui, nós vamos instalar o Defesa Civil na Escola, que é uma iniciativa de educação para a redução de riscos, já consagrada pela Unesco, como uma experiência que prepara a nossa juventude para lidar com situações de crise. No caso do Piauí, são as queimadas, inundações, enchentes, alagamentos e secas severas. Nós temos uma juventude que vai atuar como protagonista, como multiplicadores de boas práticas de proteção e defesa civil, tanto no ambiente escolar quanto no ambiente familiar”, afirma o diretor.
Segundo a diretora do Ceti Solange Viana, Ariadna Cavalcante, o Programa Defesa Civil nas Escolas pode proporcionar contribuições muito importantes do ponto de vista do desenvolvimento dos alunos como futuros cidadãos e cidadãs.
“Primeiro, dentro desse programa, todos os outros projetos da escola podem ser inseridos. E segundo, a questão de você preparar os alunos para um cotidiano onde não haverá risco, mas que pode haver. E aí, com o aluno preparado, ele vai poder estar atento às situações de risco, trazendo benefício para ele e para a comunidade que está ao seu entorno, para sua família e vizinhos. Desse modo, você terá uma cidade muito mais tranquila e com seus cidadãos e cidadãs mais tranquilos também, formados para qualquer situação”, ressalta a gestora.
Defesa Civil nas Escolas
O programa Defesa Civil nas Escolas visa promover ações que ampliem a resiliência de comunidades, estudantes e da população frente à ocorrência de eventos adversos. Seu objetivo é contribuir para a redução da vulnerabilidade, tanto de cenários quanto de sujeitos, atuando na redução de danos, na prevenção, na mitigação e na preparação por meio de estudos básicos sobre gestão de riscos e gestão de desastres, cidadania, meio ambiente e segurança global.
O programa está sendo executado na forma de pilotagem, ou seja, é um programa teste, que já está sendo realizado em sete escolas municipais de três municípios, sendo duas em Pedro II, duas em Piripiri e três em Picos e agora, na primeira escola estadual em Teresina. O trabalho é desenvolvido com crianças do 6º e do 7º ano do ensino fundamental e 1° ano do ensino médio. A culminância será após quatro meses, quando as crianças e jovens deverão apresentar um produto ou uma ação social de impacto na comunidade.