A Investe Piauí promoveu, nesta sexta-feira (6), o Workshop de Capacitação em Hidrogênio de Baixo Carbono e Oportunidades de Empregos no Piauí. O evento discutiu especialmente sobre as perspectivas de geração de cerca de 20 mil vagas de emprego, a médio e longo prazo, decorrentes da instalação de empresas para a produção de Hidrogênio Verde (H2V) no estado.
Durante o workshop, representantes de diversas áreas, tais como engenharia, tecnologia, economia, meio ambiente, segurança e direito, exploraram sobre a oferta de conhecimentos referentes a hidrogênio verde, que contribuem de maneira significativa para o cenário que está surgindo. A capacitação contou com palestras de representantes dos setores acadêmico, governamental e produtivo, como instituições de ensino, empresariado e órgãos públicos.
A iniciativa visa o fortalecimento da rede de conhecimento em nível público e privado. Além disso, o encontro serviu para divulgar os esforços realizados pelas entidades e instituições de ensino no sentido de desenvolver treinamentos, cursos e formações ligados à cadeia do hidrogênio verde. Os esforços, desde agora, são para garantir capacitação profissional suficiente para aproveitar a onda de empregos que se projeta para os próximos anos no estado.
As formações que atendam a essa demanda emergente, de acordo com o vice-presidente de Energias Renováveis da Investe Piauí, Ricardo Castelo, vão assegurar que profissionais piauienses estejam preparados para as oportunidades que surgirão. Ricardo esclareceu que a transição para uma economia sustentável que se utiliza da produção do H2V não implica em substituição de profissionais atuais, mas da complementação de habilidades, com competências adicionais específicas ao segmento.
“O governo do estado, através da Investe Piauí e de outras secretarias, está trazendo para a sociedade, além de desenvolvimento social, investimentos e empresas para se instalarem no estado, mas não só isso. Com a ideia da nova industrialização do hidrogênio verde e transição energética, o governo também está preocupado com a formação de quem vai ocupar essas vagas. Estamos falando em 20 mil empregos nos próximos 10 anos, e a gente quer que sejam absorvidos por pessoas do Piauí”, explicou o vice-presidente.
Em palestra, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), professor doutor João Xavier, destacou: "O Piauí já está se preparando e estará pronto para as formações de mão de obra que vão absorver a demanda. O Piauí está na vanguarda da energia verde e é certo que vamos precisar de diversos profissionais, desde técnicos a graduados, como também especializações e extensões. São recursos humanos necessários e tudo isso baseado no plano nacional e pensando de acordo com ele”, destacou o presidente.
O encontro aconteceu pela manhã no auditório da Empresa de Tecnologia do Piauí (Etipi), no Centro Administrativo de Teresina. Representantes de várias entidades estavam presentes, como as secretarias de Estado de Planejamento (Seplan) e Educação (Seduc), Universidades Estadual (Uespi) e Federal do Piauí (Ufpi), Instituto Federal do Piauí (Ifpi), empresa Green Energy Park Piauí, Federação das Indústrias do Piauí (Fiepi), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), dentre outras.
1 / 9