O Governo do Piauí, por meio da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), lançou, neste sábado (7), o Projeto Inclusão Itinerante. O lançamento aconteceu durante as atividades da 3ª edição da Caravana da Cidadania, no bairro Mocambinho, projeto realizado pela Secretaria da Administração (Sead), em parceria com diversos órgãos estaduais.
O Inclusão Itinerante visa descentralizar e facilitar o acesso das pessoas com deficiência aos serviços prestados pela Seid, como a emissão da Carteira de Identificação do Autista e dos Passes Livres Intermunicipal e Cultura.
O projeto realiza as atividades por meio de um motorhome, com auxílio de mesas, cadeiras e uma barraca toldo. O veículo e os equipamentos foram adquiridos em parceria com a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD/MDHC), por meio de recursos de emenda parlamentar no valor de R$ 385 mil, além da contrapartida estadual no valor de R$ 35 mil.
O secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, disse que o veículo é totalmente adaptado para atender pessoas com deficiência. “Esse projeto tem o objetivo de descentralizar os serviços que nós oferecemos e levá-los para mais próximo dessas pessoas. Além de Teresina, vamos fazer um cronograma para percorrermos todo o estado do Piauí, oferecendo mais conforto e acessibilidade”, destacou o gestor.
Luís Felipe Valadão, morador do bairro Mocambinho, relatou que ficou bastante satisfeito com o atendimento. “Eu vim na Caravana da Cidadania hoje para fazer a minha carteirinha do autista e fui muito bem recebido pela equipe que resolveu o meu problema”, contou.
A Caravana da Cidadania aconteceu pela primeira vez em Teresina, neste sábado, na Praça da Telemar, no bairro Mocambinho. A ação recebeu equipes de diversos órgãos e instituições, realizando a emissão de documentos, atendimentos em saúde, orientações sobre moradia e muitos outros serviços gratuitamente.