A Secretaria do Planejamento (Seplan) divulgou informações sobre o Orçamento Participativo (OPA) durante a Caravana da Cidadania, por onde circularam mais de 2 mil pessoas, no bairro Mocambinho, em Teresina. O evento, promovido pela Secretaria da Administração (Sead), no sábado (7), facilitou o acesso da população aos serviços oferecidos pelo Governo do Estado.
O stand do Orçamento Participativo (OPA) foi essencial para divulgação e esclarecimento de dúvidas sobre o programa, além de apresentá-lo a novos públicos, mostrando a transformação da comunidade com a participação da população na escolha do investimento dos recursos do Estado.
O Orçamento Participativo (OPA) se consolidou em 2023 como um marco na gestão pública do Piauí, permitindo a participação direta dos cidadãos na definição das prioridades orçamentárias para suas comunidades. Inicialmente implantado em Teresina e Parnaíba, com R$ 50 milhões em investimentos, o programa foi ampliado para cinco municípios em 2024, totalizando R$ 65 milhões em recursos para obras e ações.
O público que foi até a Caravana contou ainda com atendimentos do Hemopi, distribuição de mudas de árvores, cortes de cabelo, emissão da carteira para autistas e da nova carteira de identidade nacional, brincadeiras e pinturas de rosto para as crianças, além de ações do Programa de Regularização Fundiária Urbana (ProUrbe).
Parceiros
A Caravana da Cidadania é um evento que conta com a parceria de diversos órgãos e secretarias estaduais, além da Seplan, como: Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), Segurança (SSP), Saúde (Sesapi), Educação (Seduc), do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí (Iaspi), Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), Agência de Desenvolvimento Habitacional do Piauí (ADH-PI), Departamentos Estaduais de Trânsito (Detran) e Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado do Piauí (Badespi), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Piauí (Crea-PI), além do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI).