A Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz-PI), por meio da Superintendência do Tesouro Estadual, e a Equatorial Piauí, vai realizar o workshop Gestor da Conta de Energia, que tem como público-alvo os representantes dos órgãos do Estado responsáveis pelos contratos de energia elétrica e que operam na liquidação de despesas relativas ao referido setor no Sistema Integrado de Administração Financeira do Estado do Piauí (Siafe-PI). O evento ocorre, nesta sexta-feira (13), no horário de 8h às 12h, na Escola Fazendária.
Dentre os assuntos que serão abordados estão os fluxos de atendimento, composição da fatura de energia elétrica, contratos, geração distribuída e retenção de imposto de renda na fatura.
“Durante o workshop, a equipe do Tesouro Estadual vai tratar, por volta das 10h, sobre a arrecadação oriunda da retenção do imposto de renda na fatura, ressaltando a parceria entre a Equatorial e a Sefaz-PI”, explica o analista do Tesouro Estadual e atual Gerente de Controle e Monitoramento da Folha de Pagamento e Obrigações Tributárias, Raio Pereira Dantas de Oliveira.
Segundo Raio Dantas, o evento realizado pelos dois órgãos representa uma parceria importante para o Estado, sobretudo, visando uma melhor gestão nas contas de energia dos órgãos públicos, e uma maior economia de gastos nesse setor, por isso a importância da participação de todos os fiscais de contratos dessa área.
“Esse evento da Equatorial, em parceria com a Sefaz, é direcionado para os órgãos do Estado, sobretudo para os fiscais dos contratos de energia elétrica. Na ocasião, serão tratados alguns pontos específicos, a exemplo de órgãos que têm demanda contratada, mas não estão utilizando as mesmas. Nesse sentido, visando reduzir custos, a orientação é que esses órgãos solicitem junto à Equatorial uma redução do contrato, visando não pagar demandas desnecessárias”, explica Raio Dantas.
O evento contará ainda com uma apresentação sobre o tema da energia solar, onde o engenheiro da Equatorial também vai explicar como funciona, ou seja, vai dar uma explicação técnica, uma vez que alguns órgãos do Estado já utilizam esse sistema gerador de energia renovável.