21°C 39°C
Piripiri, PI
Publicidade

Servidores da Sefaz concluem curso "Domine o ChatGPT"

O objetivo da Sefaz é capacitar os servidores para que possam transformar a Inteligência Artificial (I.A.) em melhores oportunidades, aprimorando a...

12/09/2024 às 20h52
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O curso “Domine o ChatGPT: do básico ao avançado”, ministrado para os servidores da Secretaria Estadual da Fazenda do Piauí, por meio de uma parceria entre a Unidade de Gestão, Inovação e Transformação Organizacional (UNIGEST) e a Escola Fazendária, terminou nesta quinta-feira (12). O objetivo é ensinar como transformar a Inteligência Artificial (I.A.) em melhores oportunidades, aprimorando as atividades diárias dos Fazendários, seja no trabalho ou no cotidiano da vida pessoal.  

Para o Coordenador da Fiscalização Itinerante (COFIT) da Sefaz, Cleiton Pereira, o aprendizado contribuiu para enriquecer, de modo inovador, as ferramentas que os servidores utilizam no trabalho na Sefaz. 

“Gostei muito. Para nós aqui do trânsito, que trabalhamos com fiscalização, o uso dessa ferramenta do chatGPT tem como nos ajudar muito, por exemplo, em relação às consultas que dizem respeito à base legal, que realizamos durante as autuações e procedimentos, dentre outras coisas que podemos estar utilizando no nosso dia a dia”, afirma o coordenador da fiscalização itinerante, Cleiton Pereira.  

Segundo a Agente de Tributos Estaduais, Mirla Marques, que trabalha na Comissão de Licitação, esse curso ministrado pela Sefaz prepara os servidores para aplicarem no trabalho o que aprenderam sobre essa ferramenta tão utilizada hoje. “Dominar o ChatGPT transformará a maneira como iremos trabalhar. A ferramenta permite automatizar tarefas repetitivas, gerar ideias criativas e resolver problemas, rapidamente e com eficiência. Com o ChatGPT, poderemos focar mais em estratégias e decisões importantes, sabendo que teremos um assistente inteligente para ajudar nas tarefas do dia a dia”, comenta Mirla Marques.  

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

De acordo com a também Agente de Tributos da Fazenda Estadual, Lilianne Nonato, o curso sobre chatGPT foi muito rico para os servidores da Sefaz entenderem as melhores práticas para uso dessa ferramenta. “Ajudou também a ampliar nosso repertório e até já comecei a ter algumas ideias sobre como o chatGPT pode facilitar meu trabalho no dia a dia. E o que mais me marcou nesse curso é que precisamos aprender a fazer as perguntas certas para obtermos as respostas que precisamos!”, enfatiza Lilianne Nonato.

Para a servidora da Sefaz, Flaviana Fonseca, que é lotada na UNIGEST, participar do curso 'Domine o ChatGPT do Básico ao Avançado' foi uma rica experiência. “Gostei da clareza e da didática do conteúdo e da ministrante, que abordou desde os fundamentos da Inteligência Artificial até as aplicações práticas do ChatGPT no dia a dia, bem como o que é esperado no uso do chatGPT e o que não se deve inseri na busca. Recomendo o curso a todos os colegas que desejam inovar e melhorar seu desempenho profissional”, afirma Flaviana Fonseca.

Ela acrescenta ainda, que além de ser uma oportunidade de abrir portas para o futuro da tecnologia na administração pública, o curso representa uma excelente oportunidade para desenvolver novas habilidades e contribuir ainda mais para o crescimento da instituição.

O curso Dominar o ChatGPT: do básico ao avançado teve duração de 19horas/aulas, foi ministrado pela Especialista em Análise de Dados, Tabi Thuler, que também é Coordenadora de Pesquisas Estatísticas e Professora de Microeconomia. Cerca de 54 pessoas participaram. 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade