20°C 40°C
Piripiri, PI
Publicidade

Estudantes da Rede Estadual exploram riquezas de Castelo do Piauí através do Projeto Turismo Escolar

Na aula de campo, os estudantes percorreram os principais pontos turísticos do município.

12/09/2024 às 23h06
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Cerca de 38 estudantes da 1ª série do Ensino Médio do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Cônego Cardoso participaram, nesta quinta-feira (12), do Projeto Turismo Escolar e fizeram um City Tour pelo município de Castelo do Piauí. Os estudantes contemplaram as belezas naturais e conheceram um pouco da história do município.

A turma de alunos, acompanhada de quatro professores e equipes da Seduc, embarcou na viagem como mérito em razão do desempenho no Simulado SAEB. A ação tem o intuito de diagnosticar e acompanhar o desempenho pedagógico nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

A gestora escolar do Ceti Cônego Cardoso, Socorro Soares, ressalta a importância de proporcionar aos estudantes, experiências diretas em ambientes além da sala de aula. “Nossa escola foi contemplada com o Projeto Turismo Escolar, que é uma experiência incrível para os nossos estudantes. Eles terão a oportunidade de apresentar ao povo piauiense, em projetos futuros, este aprendizado sobre os potenciais turísticos de nosso município”, afirmou a gestora.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Na aula de campo em Castelo do Piauí, os estudantes percorreram os pontos turísticos importantes para a história, a preservação do patrimônio e a economia local, como o Sítio Arqueológico Pedra do Castelo, o Portal de entrada da cidade, a Praça Matriz, a Praça do Letreiro, o Mercado Municipal, a Estação Rodoviária e a comunidade Picos dos Andrés.

A estudante Camila Vitória adorou conhecer de perto as belezas da sua cidade.  “Estamos conhecendo várias riquezas do Piauí, com guias explicando as histórias, lendas e a religião do local. Conhecemos também a vegetação predominante como a caatinga, o cerrado, as chapadas, a vegetação, plantas como as faveiras, macambiras e os cactos da região. Enfim, várias outras coisas da riqueza local”, conta.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O City Tour ofereceu uma oportunidade única de conhecer a cultura local e explorar elementos históricos, arqueológicos, geográficos e culturais da cidade, que leva este nome devido às formações rochosas na região, como afirma o secretário Washington Bandeira.

“As visitas do City Tour oferecem aos nossos estudantes uma nova perspectiva sobre o Piauí e suas potencialidades, trazendo o conhecimento diretamente para a sala de aula. Integrar esse aprendizado no currículo permitirá que os alunos se conectem com propriedade com as belezas e a história do nosso Piauí”, pontuou o secretário.

 O Projeto Turismo Escolar é uma iniciativa entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), que visa proporcionar aos estudantes da Rede Estadual de Ensino uma experiência educativa diferenciada, alinhada aos conteúdos curriculares, por meio da visita a atrativos turísticos locais. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade