A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) reuniu, nesta quinta-feira(12), representantes do Núcleo Estadual de Segurança do paciente (NESP) da Sesapi e da Câmara Técnica de Qualidade no Cuidado e Segurança do Paciente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, o Conass. O objetivo foi discutir a criação de um painel de segurança do paciente no Centro de Inteligência Estratégica para Gestão Estadual do SUS (Cieges).
Segundo a assessora técnica do Conass, Carla Ulhôa, os painéis vão auxiliar os gestores para traçar estratégias na tomada de decisões. "O Conass construiu um painel do Plano Global de Segurança do Paciente, estabelecido pela Organização Mundial de Saúde. Esse painel traz sete objetivos estratégicos que cada secretaria vai personalizar de acordo com a realidade local”, afirmou.
A segurança do paciente é a capacidade de um serviço de saúde evitar que o paciente sofra danos ou lesões devido ao cuidado que lhe é prestado. Algumas estratégias para garantir a segurança do paciente são: identificação correta do paciente; higienização das mãos; conexões corretas de cateteres e sondas; cirurgia segura; administração segura de sangue e hemocomponentes; comunicação efetiva.